Instituto Jatobás e Future Education lançam jornada de empreendedorismo educacional

A imersão, com duração de 24 semanas, tem início no dia 10/7 e (re)imagina, na prática, o futuro da aprendizagem.

Fruto de uma parceria entre o programa Shift, iniciativa do Instituto Jatobás, e a Future Education, o programa de aceleração, com foco em empreendedorismo educacional consciente, visa a formação integral de lideranças que tenham como objetivo a construção de propostas de aprendizagem disruptivas e transformadoras.

Para isso, ambas as organizações desenvolveram uma jornada imersiva de 24 semanas, que alia todo o conhecimento técnico ao desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais necessárias para o novo empreendedor do século 21.

“Acreditamos que a educação está sofrendo um processo de reinvenção. Se antigamente o modelo vigente era de mão única – professor ensina e aluno aprende -, hoje está mais do que claro que o processo de aprendizagem se dá nos dois sentidos, onde todos ensinam e todos aprendem de forma transdisciplinar, colaborativa e coletiva. Dessa forma, a jornada em empreendedorismo educacional surge como possibilidade de redesenharmos juntos o papel da aprendizagem”, explica Luiz Alexandre Mucerino, vice-presidente do Instituto Jatobás.

Ao todo serão selecionadas até 20 propostas, dentre ideias iniciais e EdTechs em fase de aceleração, que estejam alinhadas aos três pilares principais do projeto: trabalho, educação e vida. As inscrições podem ser feitas pelo site até 01/07.

>> Tem uma ideia transformadora na área da educação OU já é uma EdTech e precisa de aceleração? Inscreva-se aqui.

O projeto está orientado a partir de duas concepções que permeiam toda a sua duração: desenvolvimento emocional e de propósito (soft skills) e aceleração em empreendedorismo educacional (hard skills).

Para Regiane Oliveira, diretora do Instituto Jatobás, o objetivo maior é resgatar o olhar para o ser humano e trazer o propósito para o centro das soluções e inovações. “A essência do trabalho do programa Shift, do Instituto Jatobás, é justamente influir para a ampliação da consciência e, consequentemente, para a construção de futuros solidários e sustentáveis. Dessa forma, o programa de aceleração consciente traduz para o universo da educação o desenvolvimento emocional, social e profissional do empreendedor. Queremos com isso fortalecer primeiramente as habilidades e competências para a vida, para que este empreendedor ou empreendedora aprenda a aprender e, a partir disso, proponha soluções disruptivas e de impacto, explica Regiane.

Além da mudança de mindset e do foco no desenvolvimento do propósito individual e no impacto que o negócio deve gerar na aprendizagem, o programa contará com mentorias com especialistas, conceitos, técnicas e ferramentas de gestão eficiente, produção de modelo de negócio, validação do mínimo produto viável (MVP) em escolas-pilotos, além da possibilidade de networking com empreendedores em estágio mais avançado.

“O programa é 100% mão na massa. A metodologia do programa de aceleração, desenvolvida pela Future Education, é híbrida, combinando experiências de aprendizagem presenciais e online. Haverão entregas semanais para a evolução do modelo de negócio que servirão para avaliar as competências e habilidades construídas pelos empreendedores. Dentre as metodologias a serem aplicadas estão a autorreflexão, reflexão entre pares, cocriação e aprendizagens baseadas em projetos e em problemas reais”, elucida Thiago Chaer, cofundador da Future Education. E completa: “Queremos alcançar ideias, iniciativas e propostas que consigam romper com a lógica do ensino (centrado no professor e baseada em conteúdo), contribuam para melhorar a eficiência da gestão educacional e considerem a aprendizagem como meio para transformar a educação”.

 

9 comentários

  1. Juliana Gaby Minteiro disse:

    Boa noite.
    É possível participar como ouvinte?

    • thiagochaer disse:

      Boa tarde, Juliana

      Infelizmente, para esse curso, não há a opção de participar como ouvinte, somente através de inscrição.

      Em breve lançaremos novos cursos e também programas mais curtos, curta nossa página no Facebook para ficar por dentro desses lançamentos e acompanhar nossas novidades: https://www.facebook.com/futureeducationbr/

      Abraços.

  2. Somos uma empresa emergente que desenvolvemos um biofeedback para redução de estresse e ansiedade para aumentar foco e atenção. Nossa expertise é desenvolver habilidades socioeconômicos que potencializam o processo de aprendizagem. Gostariamos de saber como nosso know-how pode agregar valor ao vosso projeto.

  3. Claudio Julio Correia disse:

    Prezado (a), boa tarde.
    Neu nome é Claudio Julio Correia. Gostaria informações mais detalhadas sobre o programa.

    At.,

  4. Carlos Magno disse:

    Olá! O investimento desse programa é o mesmo que está descrito no site?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *